exer citando

domingo, maio 12, 2013

MATERNIDADE – ESTADO OU QUALIDADE DE MÃE

Aproxima-se a data que convencionamos para comemorar o dia das mães, um dia para agradecermos a essas ou esses que desempenham o seu papel maternal em nossas vidas. Quando falamos de mãe falamos de tudo aquilo que cuida, zela, abraça, acolhe, educa e encaminha, devolvendo para a própria vida tudo aquilo que foi gerado e compartilhado.

Nisso incluem-se as mães parturientes, as mães adotivas, os pais maternais, os cuidadores dedicados parentes ou não, os educadores que abraçam suas profissões com a dignidade que elas merecem e todos aqueles que invariavelmente agem com espírito maternal. Talvez devêssemos agradecer em primeiro lugar à Terra, o nosso planeta que nos guarda e nos dá toda a condição para que possamos crescer com o melhor que só mesmo uma mãe muito dedicada pode ofertar aos seus filhos, nos dando acima de tudo liberdade para habitarmos e traçarmos nosso caminho sobre ela.

Nós acreditamos que todos os dias são dignos de comemoração e afeto às nossas mães, e por isso mesmo preferimos comemorar em família já que este é um conceito que se estende a todos que compartilham amorosamente com seus entes queridos. Para nós importa a troca, a partilha, a colaboração, o cuidado, a criação conjunta e o amor, por isso comemoraremos essa data especial em dois momentos, dias 18 e 25 de maio para que possamos realmente interagir harmoniosamente.

Que possamos vivenciar ternamente não só esta data, mas todos os dias de nossa querida MATERNIDADE, reconhecendo nela o seu caráter de doação e sendo gratos por suas bênçãos.

 

Texto escrito para Escola Arco-Íris em homenagem ao dia das mães.